MILK - A VOZ DA IGUALDADE
"Milk - A Voz da Igualdade" conta a história de Harvey Milk, o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos. Nos anos 70 Harvey Milk e George Moscone foram assassinados depois de Milk ter ganho de Dan White nas urnas. O filme é baseado na história real do político de São Francisco Harvey Milk, o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, o que motivou um contra-ataque desmedido da homofobia vigente na época.
CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Drama baseado no clássico romance homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920, que conta a história de Benjamin Button, um homem que misteriosamente começa a rejuvenescer e passa a sofrer as bizarras consequências do fenômeno. Button, estranhamente, chega aos seus 80 e poucos anos - na New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim - e a partir disso começa a ficar mais jovem. Ainda que a cronologia do tempo segue normalmente e ele invada os anos do século 21.
JORNADA DA ALMA
Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.
DON JUAN DE MARCO
Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sentindo que não alcançará seu objetivo, tenta se matar. Porém, um psiquiatra (Marlon Brando) consegue convencê-lo a mudar de idéia e começa a tratá-lo. Entretanto, o paciente possui um romantismo irrecuperável e contagioso, que começa a influenciar o comportamento do médico.
FREUD ALEM DA ALMA
Huston realiza uma pseudo-biografia do psicanalista vienense Sigmund Freud (1856-1939), mas descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885) da vida do médico. Nessa época, a maioria dos colegas de Freud se recusavam a tratar dos casos de histeria por acreditar que tudo não passava de fingimento dos pacientes para chamar atenção. Mas Freud não achava isso e passou a aplicar a técnica da hipnose, que viria a se tornar uma prática no tratamento psiquiátrico.
EU SEI QUE VOU TE AMAR
Um casal separado há mais de um ano resolve reencontrar-se. O clima começa ameno, cada um contando como é melhor estar livre. Lentamente, por trás de uma amizade falsa que ainda resta entre eles, o passado começa a ser revirado. E dele emerge tudo que tentou ser escondido por anos: Ela amava outro. Ele a traiu várias vezes. Ela sentia-se protegida demais, queria ser quem realmente era. Ele, para sentir-se mais homem, deu para um travesti. Ela, para se sentir mais forte e poderosa, queria ser “a putona de Ipanema!" No meio dessa verdadeira dança de acusações, as máscaras começam a cair e com elas, toda a estrutura podre de uma sociedade conservadora e hipócrita que oprime as pessoas a serem o que os outros querem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário