terça-feira, 14 de abril de 2009

I Encontro Internacional em Promoção de Saúde do Cariri


Nos dias 04, 05 e 06 de abril, a Faculdade Leão Sampaio promoveu o I Encontro Internacional em Promoção de Saúde do Cariri em parceria com o Núcleo de Ensino Continuado- NEC e com a iniciativa dos professores e coordenadores da instituição. Contou com a participação do professor da Universidade de Toronto, o canadense Blake Poland. Além deste, estavam presentes também o professor Francisco Cavalcante Junior, psicólogo-educador, mestre na capacidade de facilitar aprendizagens amorosas; André Feitosa, intelectual de verve semelhante àqueles que estudamos apenas em livros, como se eles existissem em algum ponto remoto do universo; Juliana de Paula, exímia debatedora sobre as questões de saúde pública e promoção de saúde; professora Raimunda Magalhães, enfermeira com a credencial das frentes humanitárias; professor Flávio Furtado, dinâmico, inovador e preciso nas suas considerações a cerca do controle social; professor Cícero Magérbio, estudioso na área da epidemiologia juntamente com as principais autoridades no assunto, para discutir saúde enquanto políticas públicas. Em todas as ocasiões, as palestras e debates, transbordavam possibilidades de novos conhecimentos e “sinapses”. A universidade, do latim “universitate”, que significa universalidade, totalidade, conjunto ou comunidade, se concretizava aos olhos dos estudantes, membros ainda recentes na tradição centenária da ciência moderna. O velho se tornava novo; o novo se tornava próximo; o próximo se tornava misterioso, e o misterioso se incorporava na vida de todos aqueles que estavam ali, disponíveis para construir o que chamamos de “ciência para benefício e felicidade de todos os seres sencientes”. É claro que merece destaque a apresentação do professor Blake Poland sobre a parceria entre Brasil-Canadá na área da promoção de saúde; claro que as novas mídias, o movimento do potencial humano, a gestão em promoção da saúde e controle social entrópico, alguns dos temas debatidos, são incrivelmente relevantes e instigantes, mas as principais lembranças, aquelas mais marcantes, não são originadas disso. Ou seja, o destaque não foi somente para os conteúdos apresentados, mas para a possibilidade de se viver, mesmo que no espaço de poucos dias, o significado do que seja construir conhecimento através da ciência: uma pitada de crítica, mais uma de determinação e, porque não, paixão.

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