sábado, 4 de outubro de 2008

Psicologia brasileira representada no Congresso Latino-americano de Psicologia e II Encontro Boliviano de Psicologia

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro foi realizado o Congresso Latino-Americano de Psicologia e II Encontro Boliviano de Psicologia, na cidade de Cochabamba, Bolívia. Representando o Brasil, participaram as psicólogas Ana Bock, Maria Cristina Joly e Maria da Graça Gonçalves. As psicólogas brasileiras fizeram apresentações durante o evento e participaram de mesas-redondas sobre diversos temas. Ana Bock participou, também, da mesa de abertura com a palestra "Por um novo compromisso da Psicologia com a sociedade na América Latina"; Maria da Graça Gonçalves apresentou a experiência do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Conselho Federal de Psicologia.

A presença de representantes da Psicologia brasileira no Congresso Latino-americano de Psicologia e II Encontro Boliviano de Psicologia foi um importante passo para consolidar intercâmbios e articulações entre os diversos países da América Latina. Entre os convidados estavam presentes representantes do México, Paraguai, Argentina, Costa Rica, Chile, Cuba, além de bolivianos de várias regiões do país.

O tema do evento foi discutido, desde a abertura e por meio de vários simpósios e mesas-redondas, na direção de se construir uma Psicologia comprometida com as questões sociais da América Latina, valorizando a produção teórica e a investigação de pesquisadores latino-americanos.

O evento foi organizado pela União de Entidades Latino-americanas de Psicologia (Ulapsi), pelo Colégio de Psicólogos de Cochabamba e pelo Centro de Estudos Transdisciplinares da Bolívia, dentro do espírito que tem marcado a integração latino-americana da Psicologia: incentivar e favorecer a organização dos psicólogos em prol de uma Psicologia latino-americana, "com todos e para o bem de todos".Na oportunidade, foi realizada, ainda, a reunião do Conselho Diretivo da ULAPSI, que contou com a participação da psicóloga Maria Cristina Joly, representante brasileira no Conselho Diretivo, e Maria da Graça Gonçalves, conselheira do CFP. Um dos temas tratados durante a reunião foi a organização do III Congresso da ULAPSI, que vai ocorrer nos dias 9 a 11 de setembro de 2009, no México. O CFP compõe a Comissão Organizadora do Congresso.


FONTE: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_080926_001.html


Nenhum comentário: