quarta-feira, 11 de março de 2009

III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DA ULAPSI

III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DA ULAPSI
UAM XOCHIMILCO, CIDADE DO MÉXICO
9 A 11 DE SETEMBRO DE 2009
O III Congresso de Psicologia ULAPSI 2009, que será realizado na Cidade do México de 9 a 11 de Setembro, tem entre seus objetivos dar continuidade ao trabalho realizado nos Congressos de São Paulo (2005) e de Havana (2007), e também fortalecer nossa organização. Essas são atividades de vital importância, especialmente se considerarmos a difícil situação econômica e social que atravessam os países de nossa América Latina diante do aumento da pobreza, da exclusão e do desemprego, que afetarão ainda mais a maioria da população que já padecem desse males. Nesse sentido, consideramos fundamental a busca de alternativas que permitam a construção de um sistema econômico diferente, que não se esteja submetido às grandes crises geradas nos centros de especulação financeira, as quais, junto aos elevados níveis de corrupção, ocultação, distorção, e super-exploração, são traduzidas nos ganhos sendo privatizados nas mãos de poucos, enquanto que as perdas são socializadas entre a maioria da população. Devido a isso, a ULAPSI referenda o compromisso referente à sua intervenção para contrapor os efeitos negativos da crise atual do sistema capitalista, a partir da construção e projeção de uma psicologia latino-americana com compromisso social com o mundo.A unidade da América Latina é possível, está no horizonte. Desde Bolívar sabemos que essa é a chave para sua emancipação, para sua liberação. Apesar da dependência a que fomos submetidos e que afetou nosso desenvolvimento por mais de 500 anos, somos ainda assim ricos em recursos naturais, história, cultura. Agora também está sendo forjado o espírito, a vontade e a determinação para se conseguir a unidade, com a importante contribuição de muitas organizações de psicólogos dos diversos países Latino-americanos que formam a ULAPSI. Cada passo na independência da América Latina implica no final dos impérios; o princípio de uma nova era para a humanidade na qual, finalmente, prevaleça a justiça social e econômica, a paz, a amizade e a liberdade individual e coletiva.

Nosso III Congresso Latino-americano de Psicologia da ULAPSI é um ponto de encontro renovado para conjugar nossas experiências científicas e profissionais, conceitos e ferramentas; para analisar perspectivas e desafios; para estabelecer compromissos compartilhados, desenvolver vínculos, propor objetivos e indicar metas. Um momento histórico de nosso papel contínuo de coletar realidades e fazer a mudança possível.

Esperamos que os trabalhos e contribuições que sejam apresentadas no Congresso permitam concretizar propostas psicológicas em prol de um modelo social com justiça, eqüidade, participação e desenvolvimento sustentável; a geração de políticas públicas em favor do bem-estar social e humano; o estabelecimento de programas de intercâmbio acadêmicos, de investigação e informação que permitam a integração da práxis psicológica na América Latina.
Por isso, convidamos você a participar do III Congresso de Psicologia ULAPSI 2009.

Nenhum comentário: