sábado, 31 de janeiro de 2009

Congresso Nacional dos Estudantes da Área de Saúde

O Congresso Nacional de Estudantes da Área de Saúde, o CONEAS, é o único que reúne 10 cursos em um mesmo evento. Além disso, conta com uma infra-estrutura profissional diferenciada, que faz deste o maior congresso universitário de saúde no Brasil.

Durante o evento, serão oferecidas 40 palestras distribuídas em auditórios modernos e equipados em um centro de convenções com capacidade para 2.500 pessoas.

Durante a programação, além da parte acadêmica, haverão cinco festas com muita agitação, incluindo as famosas chopadas, onde a interação entre os congressistas é garantia certa.

A realização deste projeto é conseqüência da necessidade de abordar um mesmo tema para áreas em comum, levantando diferentes pontos de vista para o assunto em questão.

A maior e mais completa infra-estrutura para eventos estudantis do país está reunida em um excelente complexo hoteleiro, para atender a todos com muita comodidade.

O CONEAS acontecerá entre os dias 09 e 12 de Outubro, no SESC em Guarapari.

O CONEAS possui uma programação acadêmica e cultural direcionada para oferecer aos congressistas conhecimentos e entretenimento, em um ambiente descontraído e multidisciplinar.

Neste ano cerca de 5.800 universitários participaram e aprovaram esse mega – evento que reúne palestras, workshops, festas e muita alegria.

Você assiste às melhores palestras ministradas por renomados profissionais da área, interage com milhares de estudantes vindos de vários lugares do Brasil nas famosas chopadas, e curte as melhores festas universitárias do país.

Sem contar na oportunidade de conhecer um dos balneários mais visitados no verão por turistas de diferentes lugares, famoso por suas belas praias e natureza singular.

No SESC de Guarapari você conta com um incrível atendimento, em um hotel padrão 4 estrelas. E mais, feira de exposições, parque aquático, salão de jogos 4 andares, praça de alimentação, restaurante para 4.000 pessoas, quadras poli esportivas e estacionamento para 70 ônibus e 1.000 carros.

I Simpósio de História da Formação em Psicologia e o VIII Encontro da Rede de Pesquisadores em História da Psicologia


Por ocasião da comemoração dos 50 anos da fundação do Instituto de Psicologia da PUC Minas, este Instituto, em parceria com o Grupo de Trabalho de História da Psicologia da ANPEPP e o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), estará promovendo o I Simpósio de História da Formação em Psicologia e o VIII Encontro da Rede de Pesquisadores em História da Psicologia.

O Instituto de Psicologia da PUC Minas, desta forma, coloca em discussão sua própria história, mas o faz de modo articulado com as demais instituições de formação e de construção da profissão e campo científico. Note-se que a formação em Psicologia na PUC Minas inicia-se em Abril de 1959 quando é inaugurado o Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Católica. Quando em 1962 foi regulamentada a profissão de psicólogo, pela lei nº 4.119, já se formava a primeira turma de profissionais, deste que foi o 1º curso de Psicologia ofertado em Minas Gerais, e o 3º no Brasil. Trata-se de resgatar um fenômeno de ampliação de oferta de formação dos anos sessenta (século XX), que é anterior à regulamentação da profissão no Brasil. Ao retomar e refletir sobre esta história, problematizaremos a história da formação dos psicólogos brasileiros. Nos eventos propostos, será apresentado o material organizado para o Centro de Documentação Histórica do Instituto de Psicologia da PUC Minas, que visa fortalecer o interesse pela pesquisa e preservação da história mineira.

O objetivo principal dos eventos é, portanto, o de discutir e problematizar a história e atualidade da formação em Psicologia através dos seguintes eixos:

1. História da formação e das instituições (ensino, licenciatura, bacharelados, graduação, pesquisa e extensão);

2. Política da formação: formação versus profissão (história da formação e do associativismo em psicologia);

3. Teoria e método em história da Psicologia: o método histórico e questões adjacentes à metodologia em história da Psicologia;

4. Biografias de psicólogos, professores e pesquisadores de relevância histórica;

5. Formação em Psicologia na interface com outras profissões.

Trata-se de uma ótima ocasião para retomarmos nossa história e estimularmos a produção científica e acadêmica nas diversas instituições envolvidas na realização do evento.

As pesquisas, projetos e relatos de professores e estudantes serão propostas na forma de resumos que, uma vez aprovados para as apresentações orais, poderão tomar a forma de artigos completos.
Os participantes poderão propor a apresentação oral de trabalhos ou a apresentação de painéis.

Serão organizadas palestras, mesas redondas, sessões coordenadas e painéis para a divulgação dos trabalhos selecionados. Além das reuniões de trabalho características dos eventos científicos, será apresentado o material organizado para o Centro de Documentação Histórica do Instituto de Psicologia da PUC Minas, na intenção de fortalecer o interesse pela pesquisa e preservação da história da Psicologia mineira e brasileira. Haverá também a exposição “Imagens da Psicologia em obras raras e valiosas” organizada pela Prof. Nádia Maria Dourado Rocha (FRB).

Horário: 2 abril 2009 às 18 a 4 abril 2009 às 18
Local: PUC-Coração Eucarístico
Cidade: Belo Horizonte, MG
Site ou Mapa: http://www.pucminas.br/psic...

PROXIMOS EVENTOS



12 - 14 Fevereiro 2009
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM PLACEBO
( São Paulo, SP, BR)
mais informações...


01 Março - 31 Dezembro 2009
Cursos - ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2009
( São Paulo, BR)
mais informações...

12 - 13 Março 2009
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
( São Paulo, SP, BR)
mais informações...


20 - 21 Março 2009
XIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA GERIÁTRICA "15 ANOS DE ATIVIDADES PROTER"
( São Paulo, SP, BR)
mais informações...

20 - 21 Março 2009
I JORNADA PAULISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR "O FUTURO DO PRESENTE"
( São Paulo, SP, BR)
mais informações...

25 - 28 Março 2009
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIAS COGNITIVAS
( Maceió, AL, BR)
mais informações...

04 - 04 Abril 2009
I SIMPÓSIO DE APLICAÇÃO MULTIPROFISSIONAL "TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO"
( São Paulo, SP, BR)
mais informações...

Cariri deverá sediar primeiro CUCA da UNE no Estado


União Nacional dos Estudantes – UNE vem há cerca de 10 anos desenvolvendo a rede dos Centros Universitários de Cultura e Arte – Cuca´s. O objetivo dos Cucas é contribuir para circulação e fruição da produção artística nacional produzida dentro e fora do espaço universitário. No período de 17 a 18 de janeiro foi realizado em Salvador – BA, o Encontro dos Cucas de diversos estados brasileiros e de 20 a 25 foi realizada a sexta edição da Bienal da UNE, na capital baiana, dentro deste processo a Faculdade Leão Sampaio e aUniversidade Regional do Cariri – URCA participou dos dois eventos e manteve contatos anteriores com a entidade, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX (URCA). Os contatos que vem sendo mantido visam a criação do CUCA Cariri, que funcionará no espaço do estande da URCA no Parque de Exposições do Crato, juntamente com o Conselho Municipal de Mulher, Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais que já estão em funcionamento.
Para o coordenador do Instituto Cuca Alexandre Santini, existe uma relação dialética sobre o papel do CUCA para dentro e para fora do Movimento Estudantil. Especialmente nesse momento com a opção de um trabalho mais voltado para as comunidades e para os Pontos de Cultura. Ele frisa que é importante para o Ceará está incluído no circuito dos Cucas e demonstrou interesse em viabilizar esse trabalho na região do Cariri.
Os Cucas são constituídos de artistas e estudantes e visam ultrapassar as barreiras existentes entre a academia e as comunidades contribuindo também para uma política de extensão universitária.
Para a professora Arlene Pessoa, Pró-reitora de Extensão, uma das entusiastas pela criação do Cineclube da URCA, ela acredita que o CUCA poderá contribuir para um processo de fomento a cultura e ressalta que a PROEX oferecerá como contrapartida aos alunos envolvidos no projeto uma certificação como atividade complementar. O estudante do curso de Psicologia e coordenador de comunicação do CEP-CARIRI, Marcos Manoel, participou do seminario e das reuniões a cerca da criação do CUCA e frisa a importancia da participação das entidades particulares na formentação da cultura e na produção artistica da região do Cariri como forma de desenvolvimento extra-classe dos conhecimentos adquiridos dentro pelos alunos, além de fornecer um contato aos estudantes com as manifestações artisticas e culturais da região.
A primeira reunião para discuti a criação do CUCA se realizou nesta sexta-feira, dia 30, as 15 horas, na Sala da Proex, Campus Pimenta. Dela sairam propostas e os primeiros passos para a realização e implementação do CUCA na região.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Patrimônio Histórico e Ecológico não tem segurança na cidade do Crato, conforme comprovam artistas e ativistas.



Uma ação de intervenção artística foi realizada no ultimo domingo, dia 11, no Parque Estadual do Sítio Fundão, na Cidade do Crato pelo Coletivo Camaradas. A intenção da intervenção foi comprovar a falta de segurança no local que vem sendo deteriorado por vândolos e pela ação do tempo. Além do patrimônio ecológico, o Parque conta com engenho de pau, desativado há 50 anos e puxado a bois, que encontroa-se em ruínas, bem como uma casa de taipa de dois andares e uma barragem com estrutura de pedra. O patrimônio pertenceu o ecologista Jéferson da Franca Alencar e tem uma área de 93,54 hectares, a qual é rica em biodiversidade e mata nativa, inclusive, com espécies remanescentes da Mata Atlântica. O trabalho dos Camaradas consistiu de pesquisas sobre o local e a importância enquanto patrimônio histórico e ecológico, através de informações colhidas em órgãos do Estado e Ecologistas, além da comprovação in lócus. O grupo chegou pela manhã do domingo e ficou até meio dia, neste período fez o registro fotográfico, produziu placas e montou a sua intervenção que consistiu em colocar uma caixa de descarga sobre a palavra segurança entre a casa de taipa e na entrada colocaram uma placa como os dizeres “Preserve o fundão” e ao lado sacolas com lixo recolhidos dentre do Parque pelos integrantes do Coletivo. Conforme informações dos Camaradas o piso superior da casa estar deteriorado e as janelas estão arrombadas, o banheiro foi destruído e uma mesa de cerca de 100 anos que servia como assento para colocar potes encontrava-se destruída, bem como pia quebrada, telhado e sistema hidráulico e elétrico deteriorado. A próxima a ação do Coletivo será em outra área ambiental, a qual não foi divulgada e eles afirmam que a intenção é promover o dialogo vivencial da arte com a sociedade, através destes trabalhos/ações da arte contemporânea.

Cid Gomes não respeita os artistas do Ceará

Aqui é terra aonde floresce maracatu, repente, cantoria, rap, baião, forró, musica eletrônica, rock, chorrinho, reggae, samba, musical instrumental... Nesta terra produzimos música para alimentar o nosso povo...

O Governo Cid Gomes por inúmeras vezes vem marcando a sua gestão pelo continuo desrespeito aos artistas cearenses com uma política arbitraria, excludente e de financiamento descarado da indústria cultural.

No período da Expocrato 2008 , o Coletivo Camaradas e diversas personalidades do meio intelectual e artístico da região do Cariri posicionaram-se contra o processo sem critérios sociais para exploração do Parque de eventos (shows) da Expocrato. Na época colocava-se a necessidade de estabelecer uma quota para os artistas da região, respeitando a diversidade musical caririense. Esse terreiro de musica experimental, popular e erudita que é o Cariri. Através de uma Carta Aberta ao Governador os artistas caririenses colocaram suas reivindicações, a qual circulou nos diversos veículos de comunicação de massa e sendo entregue pessoalmente ao secretário de Cultura do Estado, professor Auto Filho. No entanto, o silêncio tomou conta do discurso do Governador.

Vale ressaltar que o Governo do Estado não pagou os cachês do artistas que se apresentaram no Palco Alternativo da URCA – Exprocrato julho/2008. (Valor do Cachê de cada banda R$ 500,00 menos os descontos ). Os artistas só não ficaram sem receber o pagamento porque a Administração da Universidade Regional do Cariri assumiu a dívida, mas o repasse nunca foi feito pela Secretaria de Cultura do Estado.

No mesmo período (julho/2008) diversos veículos de comunicação apontavam o Governo Cid envolvido no beneficiamento de bandas de forró em inaugurações em cidades do interior do Estado. As típicas bandas que promovem à socialização do machismo, da vulgarização sexual, da violência e da apologia às drogas. As “pornobandas”. É isso que queremos pro nosso estado?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MOSTRA ESTUDANTIL DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

Entre os dias 21 e 23 de janeiro acontecerá a Mostra Estudantil de Ciência e Tecnologia, na 6a Bienal da UNE.

A programacao da mostra de C&T contará com a apresentacao de trabalhos selecionados na áreas de Agrárias, Biológicas, Saúde, Sociais, Engenharias, Exatas, Humanas e Artes, Letras e Linguistica.

Participação

Cinquenta trabalhos de 12 estados do Brasil foram selecionados para a Mostra Estudantil de Ciência e Tecnologia. Nordeste foi a região que mais teve trabalhos selecionados. Ao todo, 4 estados nordestinos tiveram 16 trabalhos selecionados.

Já o Rio Grande do Sul teve o maior número de trabalhos selecionados por estado. Serão 8 trabalhos apresentados por estudantes gaúchos.

Todas as regiões do Brasil terão pelo menos 2 participantes na mostra estudantil, como é o caso da região Centro-Oeste.

Serão 32 trabalhos apresentados por estudantes do norte, do sul e do sudeste.

As universidades que mais tiveram trabalhos selecionados na mostra de C&T foram UFPA, UFBA e Ulbra com 3 trabalhos cada uma.

Critérios

A organização juntamente com um corpo formado por professores universitários submeteu os trabalhos a uma avaliação baseada em critérios regulamentares.

Os trabalhos selecionados obedeceram o sentido de construção do resumo, cujo conteúdo se divide em introdução, metodologia, resultados e conclusão.

O conteúdo dos trabalhos foram criteriosamente analisados, uma vez que a relação desses conteúdos com o tema da Bienal configura um importante critério.

50% das inscrições de trabalhos correspondeu a área de humanas, o que determinou sobre a seleção 23 trabalhos dessa área.

Não foram classificados para seleção, trabalhos sem resumo impresso, com a íntegra do conteúdo ou artigo desenvolvido fora dos padrões do resumo e sem identificação do autor.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ALUNO TEM TRABALHO SELECIONADO NA VI BIENAL DA UNE E I TRIENAL LATINOAMERICANA DE ESTUDANTES DA OCLAE


O estudante Marcos Manoel Silva Severiano, do curso de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio, teve seu trabalho aprovado na VI Bienal de Cultura da UNE e I Trienal Latinoamericana dos Estudantes da OCLAE. O trabalho "UMA ANALISE DOS JOGOS DE INTERPRETAÇÃO E SUA CULPABILIDADE POR CRIMES REAIS" foi orientado pela Professora Pollyane Coimbra e será apresentado durante o evento nos dias 20 a 25 de janeiro em Salvador na Bahia. O evento que contará com estudantes de toda a região também contará com grandes nomes da historia cultural e intelectual brasileira e isso nos deixa muito satisfeitos. Mostramos com isso que na Leão Sampaio se faz ciencia de qualidade reconhecida em todos os cantos do país e do mundo. Dos mais de 200 trabalhos inscritos pra mostrad e ciencia e tecnologia só 50 foram selecionados, dentre os quais se encontra o do nosso querido aluno Marcos Manoel. É com muito prazer e satisfação que parabenizamos o referido estudante pelo feito alcançado e esperamos que continue a se fazer ciencia dentro da nossa estimada faculdade... Parabens Marcos Manoel